Opinião

 Aquele que sabe articular e fazer um bom uso de suas palavras é o rei com olhos na terra dos cegos, sempre será destaque no meio que habita e bem recebido nos lugares que frequenta, e mesmo que isso não aconteça coletivamente, ainda assim será privilegiado por preservar intacta a sua paz, sem ter que passar por situações que como resultado lhe rendam eventuais constrangimentos. Opinião é coisa séria, e do mesmo modo também é fato polêmico, responsável até mesmo por muitas brigas que acontecem por aí afora e estampam páginas e mais páginas do jornal impresso, bem como as reportagens dos televisivos, mais comuns de serem acompanhados atualmente diga-se de passagem. Em certos casos isolados (mas não raros), infelizmente é um fato responsável por ceifar a vida de alguém desavisado que abriu demais a boca em momento inoportuno, e se exaltou dizendo o que pensava para alguém que se sentia no direito de fazer o que bem deseja, que na melhor das hipóteses, se contenta apenas em partir pra cima e descer a porrada escoltado pela sua ignorância, a mesma que alimenta seu ódio e se faz o seu combustível. De fato, a ignorância tem raiz profunda, difícil de ser cortada.

 O motivo que leva alguém julgar conveniente perder a sua liberdade unicamente por discordar de alguém que pensa de forma incompatível a sua, sabe Deus qual será, o que sei é que desde que me entendo por gente, em várias e repetidas ocasiões fui testemunha ocular de casos onde a pancadaria rolou solta, e por motivos demasiadamente fúteis: politicagem, religião, até mesmo futebol, talvez este o que gerou maior burburinho, já que um ignorante fanático é ainda pior que um ignorante comum. Enfim, ignorante por ignorante, o melhor mesmo seria que não existissem, poupando-nos de mais uma mazela em meio as tantas que a vida nos oferece. Tomados por uma onda de fúria e um estado anestésico da razão, o povo, que desde sempre teve a sua opinião bem como sua voz vetadas (salvo nas épocas de eleição), não vê outra saída senão criar as suas próprias discussões e questionamentos pelos botecos e bares da vida, o bom mesmo é quando tudo permanece num clima pacífico, o que a embriaguez típica destes ambientes torna quase impossível de que tal clima se mantenha estabelecido. No auge destas discussões, o povo faz as suas próprias guerras armados até os dentes com a força bruta de uma mente fechada. Bom, vai saber porquê tudo acaba em pizza, como dizem por aí; ser humano é bicho esquisito, e bicho esquisito age de forma inconsequente e inesperada, ninguém sabe qual será o próximo passo da fera, o que se tem certeza é que ela o fará com a intenção de atacar, em outras palavras, dar o bote como dizem no meio popular, armando previamente suas garras, no caso dos humanos, as palavras, que são armas letais, que quando não chegam a tanto, ainda assim fazem considerável estrago, cortando mais do que as unhas afiadas ou os dentes pontiagudos de um felino selvagem.

 Certos tipos de atitude revelam muito mais sobre a pessoa que interage contigo do que sobre você próprio que por algum motivo, óbvio ou não, desencadeou nela certa indignação que a levou a tal comportamento. Opiniões são bastante amplas, e dividem pessoas e classes bem como Moisés dividiu o mar vermelho, mas neste caso, a coisa tende mais a esquentar do que a tranquilizar os envolvidos, e por falar em altas temperaturas, é no calor do momento que muitos, embalados pelo ego ferido, se despem de seus disfarces de “bom samaritano” e mostram quem são de fato, a verdade é um dos principais elementos que iniciam uma conflito nos dias atuais. A verdade é insuportável para aqueles que se embriagam com a mentia, e todos sabem que sob efeito do álcool ninguém é capaz de discernir bem os seus atos, seja no mundo real ou no cibernético, este último muito mais amplo e descontrolado que o primeiro, por se tratar de um ambiente desintegrado, sem regras a serem seguidas ou escrúpulos a serem mostrados, deixam ainda mais explícito o fato de que na internet muitos se mascaram a fim de exibirem sem medo as suas verdadeiras faces. Neste caso, a opinião deixa de existir, e pensamentos misóginos, machistas, terroristas e racistas passam a ser os temas principais de postagens e discursos de ódio.

 Palavras são como dardos venenosos e pontiagudos, assim sendo, opinar é equivalente a deixar o peito à mostra fazendo dele um alvo fácil, exposto para que todos atirem suas flechas ao léu, refutando a sua ideia principal. Ainda é bastante comum de se encontrar, apesar de tanta acesso à informação, um amontoado de brutamontes que não sabem ouvir, apenas falar e falar compulsivamente e para piorar, de forma desconexa. São estes mesmos os citados acima, os que saem no braço caso contrariados; pessoas deste tipo só são capazes de enxergar as coisas sob a ótica da ignorância. Bem me lembro do dia em que me enchi de soberba e exerci à altura o meu direito de opinião, era um dia qualquer de verão onde a data não importa, pois não se sobrepõe aos fatos; me mantinha compenetrado naquela tela larga e iluminada do celular, enquanto meus dedos nervosamente teciam palavras aos montes, advindas diretamente do fundo escuro e úmido de minha garganta, onde a poster permaneciam em cárcere privado, completamente abafadas e me sufocando como as pesadas mãos de um estrangulador, a diferença óbvia é que elas estavam por dentro nas cordas vocais, e não por fora no pescoço. Foi então que descobri o poder que as palavras tem, sejam elas ditas, lidas ou faladas, sobretudo notei que naturalmente todos possuem uma arma poderosíssima que além de distinguir cinco tipos diferentes de sabor, ainda detêm o poder de tirar vidas e mudar o rumo das coisas. Quantas mortes foram causadas por esta assassina sem vida própria? Não sou capaz de opinar, o que sei até o momento é que a língua é tão homicida quando suicida.

2 comentários em “Opinião

Adicione o seu

  1. Pôxa….fiquei sem ar, sem palavras….
    Nunca lí algo assim tão verdade e ao mesmo tempo…feroz, parei para me autoanalisar…o quão ruim eu causei..com opinião, palavras que foram como tiro.🤐😪

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: