Uma Pontinha De Esperança

 Corriqueiramente, uma dúvida intrigante e até mesmo absurda me vem à cabeça: onde estamos? Num planeta real, ou num hospício sem regras e sem grades? O que sei até agora, é que vivemos num imenso teatro de marionetes em que algumas delas se livraram das cordas que a manipulavam e foram em busca dos seus objetivos, já outras, por medo ou comodismo ainda permanecem na posição que estão, quiçá por ignorância ou temor de caminhar com as próprias pernas (pois acredite, existem pessoas que se submetem a papéis inacreditáveis como este, em função da conformidade) ainda se permitem ser manipuladas. Esse teatro é bem controverso, haja vista que durante a vida, podemos assumir esses dois papéis: somos capazes tanto de ser manipulados, bem como podemos ser os que manipulam. E é aí que fica explícita uma outra realidade: a ocasião ou posição que ocupamos pode influenciar nossas ações, nosso comportamentos e nossas condutas. Qualquer um pode passar de vítima a captor, tudo só depende do poder que é dado a ele. Vamos combater a vida inteira contra nossos impulsos e instintos egoístas, ou vamos deixar que eles imperem sobre nós? Lutar contra as armadilhas da mente, ou deixar que sejamos capturados por ela? Acionar a trava de segurança impedindo que o gatilho das emoções impulsivas dispare, ou deixar que ele desfira um projétil à queima roupa em nosso peito? São escolhas que temos em nossas mãos diariamente, mas a questão central é: seremos nossos próprios motivadores ou nossos próprios carrascos? São muitos os que são inimigos de si próprios e não se deram conta disso, mas por outro lado, imagino ser este o papel delas até o final do ato nesse teatro de malucos, já que passam uma vida inteira vivendo de maneira desordenada, tomando condutas de origem duvidosa e não mudam por nada nesse mundo, são fiéis ao seu jeito de ser até o fim, como se tivessem assinado um contrato inquebrável consigo mesmas, cuja cláusula pétrea os ordena atuar e interpretar com maestria até o final seu papel. Alguns se superam, confesso; são dignas de um óscar.

 Precisamos tirar da mente essa velha ideia de mudar o mundo. Isso é algo impossível, e talvez, seja uma das utopias que mais fantasia a cabeça de vários por aí, assim como fantasiou a minha por alguns anos. Prova disso, é que os grandes mestres e heróis que este mundo já abrigou tentaram de várias formas diferentes e não conseguiram, então concluo que obviamente é uma missão impossível para nós, meros mortais, seres pecadores e errantes, cravejados de defeitos que nos impedem de evoluir quase que instantaneamente a todo tempo. O foco principal da nossa vida deve ser em nossos sonhos e interesses, sem que por esta razão, venhamos a nos tornar egoístas e avarentos, já que a vida nos mostra que pessoas desse tipo nunca prosperam, ou se progridem por um lado, são extremante infelizes em outros, e é por esta razão que o planeta está ruindo da forma como está. Não podemos mudar a orbe que nos envolve, mas cada um de nós é um mundo à parte dentro deste planeta enorme chamado Terra, então, nada nos impede de mudar o nosso mundo, dado que tudo que nele acontece, depende na maior parte das vezes de apenas uma ação da nossa parte e logo, se eu sou capaz de mudar o meu mundo, posso também influenciar outras pessoas que participam dele, a fim de que elas possam modificar ou se compadecer de seus erros através dos exemplos transmitidos pelas minhas ações. Quase sempre é preciso que haja caos e dolorosos traumas para que alguém possa realmente despertar de seu transe hipnótico e enxergar que a vida não é uma brincadeira nem muito menos um parque de diversões onde comemos algodão doce, sorrimos e tudo termina numa grande algazarra. O sistema que nos comporta é regido pela avareza e pelo ego, fatores que nos instigam a acumular coisas em abundância, porém, parecemos nos esquecer que mais vale pouco com qualidade do que muito sem qualidade. Quando a qualidade do produto é boa, sua fama se espalha, e automaticamente a quantidade de fregueses irá aumentar, logo, a qualidade precede a quantidade.

 A nossa realidade pode ser moldada e mudada de acordo como desejarmos fazer, entretanto, isso não dá garantias de que poderemos sempre a partir de nossas ações, tocar ou impactar a todos que englobam nosso universo e compõem o nosso cotidiano, seja na família, no círculo de amigos e colegas ou até mesmo na nossa vizinhança. É preciso que as pessoas estejam abertas às mensagens e conselhos que a elas são transmitidos, de nada adianta ouvirmos um sermão no púlpito ou altar de uma igreja qualquer, sendo que ao sairmos dali, fechamos completamente o coração para aquelas palavras absorvidas há alguns minutos atrás, voltando à estaca zero. É conveniente que a semente caia em solos férteis para brotar, e não são todos que possuem um coração fecundo para que as boas palavras germinem. É tão difícil para alguém enxergar um ponto de vista diferente do seu, quando a ignorância lhe impede de aceitar outras verdades e realidades. A ignorância é como uma venda escura e pesada que cobre nossos olhos impedindo que a luz da razão o atravesse, semelhante aos raios de sol que transpassam a janela de vidro ao amanhecer; é impossível que uma árvore permaneça viva ou produza frutos sem que haja luz para que isso ocorra. No entanto, é preciso ser cuidadoso com os indivíduos com os quais estamos lidando, tem gente que só está aguardando o momento certo para nos passar uma rasteira, ou furar nossos olhos com suas próprias garras, pois são como gatos que as escondem por entre os dedos, as deixando à mostra exclusivamente no momento de atacar ou se defender. Identifique e fuja destas pessoas, mais vale ter um ou dois, ou até mesmo ninguém ao seu lado, a ter uma legião de serpentes venenosas enroladas à sua volta. O instinto nunca falha, a intuição não nega: a natureza da serpente é picar qualquer um que se aproxime dela.

 Este paradoxo entre o bem e o mal sempre irá existir, em todos os lugares e épocas haverão pessoas ruins que colaboram para o mundo ficar pior, enquanto que do lado oposto a eles, outros lutam para salvar e resgatar qualquer um que seja da melhor forma possível. Esta razão de dois pesos opostos na balança é quem permite o equilíbrio, a existência e o funcionamento do universo bem como o conhecemos. Dentre questões científicas e religiosas se contrastando entre si, e que inclusive já se caracterizam como fatores antagônicos, podemos notar na natureza a todo instante esta dualidade de fatores contraditórios, onde ambos são necessários. É preciso haver escuridão para que a luz tenha sentido, é justo que haja frio para que busquemos nos aquecer, é sucinto haver medo para que possamos buscar encontrar a paz, ou seja, para que o fenômeno da vida aconteça, é imprescindível que haja um fator que nos incomode com intuito de nos manter em movimento, longe do comodismo e da estabilidade, por esta razão é que muitas pessoas estão desejando não viver mais neste mundo, parece que tudo se desequilibrou de um modo inexplicável, onde o polo negativo da existência parece ter ganhado uma carga maior que o positivo, a facilidade de acesso a diversos recurso e a constante falta de algo que nos instigue a buscar mais e mais, o comodismo e a ideia de que “está bom até aqui” ou, “não preciso de mais, com isso dá para me virar”,  mostra o quanto estamos deixando de explorar nossas capacidades e desafiar nossos limites, quando na verdade carecemos vasculhar nossas aptidões já conhecidas para que estas sejam aperfeiçoadas e novas venham a surgir, sendo que a novidade é que nos fascina e desperta o interesse em ir adiante. Sem curiosidade novas descobertas não surgem, e quando tudo passa a ser comum e já conhecido, a vida começa a perder a graça, e o sentido em permanecer vivendo cai em xeque. Necessitamos fazer promessas como forma de cumprir objetivos, com a finalidade de que a vida não se torne uma poça d’água parada nos cantos ou esquinas da existência, mas cuidado, porque é muito fácil prometer algo no calor do momento, entretanto, na prática as coisas são regidas por outras normas e é muito mais difícil de se aplicar do que a teoria, contudo, se você conhece bem a teoria vai estar apto a colocá-la em prática com maior êxito, a falta de preparo é o tapete vermelho que precede o nosso caminhar rumo ao fracasso.

 Uma hora ou outra vamos vacilar, não adianta tentar agir e viver com perfeição o tempo todo, porque perfeição não combina com humanidade, onde quer que a humanidade esteja, haverá fome, insegurança, desavenças e afins… precisamos prezar pelo essencial para não passarmos pela vida como meros idiotas que lutam contra a forma natural da existência, e buscam não cometer erros e falhas, ainda que tenhamos todos os recursos necessários e toda infraestrutura existente, não poderemos ter tudo nem todos aos nossos pés, alguém sempre te abandonará independente do que você tenha feito por ela. Algum momento vamos descer do salto, e se não descermos, alguma pedrinha ou buraco que a vida se encarregou de cavar no chão, irá nos derrubar sem piedade, enquanto alguém assiste atônito a nossa queda, dando gargalhadas cuja ressonância ecoará para sempre em nossa memória. Transforme suas lágrimas em escudos, não mostre suas fraquezas para ninguém, temos de nos despir de nossa armadura e de nossos escudos somente entre quatro paredes, onde ninguém poderá espiar pela fenda da porta ou pelo buraco da fechadura e enxergar nosso vulnerabilidades. Ademais, é de interesse e importância compreender que a vida é assim e não pode ser mudada, ou sequer podemos criar um abaixo assinado e enviá-lo diretamente a Deus, ou a qualquer outra divindade que seja de sua crença. Toda história tem heróis e vilões, toda estrada tem curvas, todo jardim tem flores com espinho, todo mar tem tubarões, entretanto, nem todo dia é chuvoso, nem todo amanhecer frio é sem sol, nem toda casa tem goteira, nem sempre onde há fumaça, necessariamente haverá fogo, estes eventos deixam claro para nós que nem tudo está perdido, e precisamos ter uma pontinha de esperança. Como diz o dito popular: “esperança é a última que morre”, e certamente, ela deve ser a virtude que nos acompanhará até o momento em que adentrarmos um túmulo escuro e faminto para devorar nossa carne.

  Assim como atraímos o que transmitimos, atraímos aquilo que ponderamos, e sendo assim, pensamentos negativos são inimigos perigosos que estão dentro da nossa cabeça envenenando nossos pensamentos bons, e se não tivermos controle eles assumem a direção, bem como um presidente ditador que domina seu povo por meio da violência e da censura. Pensamentos negativos reprovam as capacidades que temos de ir em busca do melhor caminho, da melhor decisão e do modo mais favorável de se ver e interpretar as coisas. Tendemos a sentir medo dos desafios e das pedras que rolam bloqueando nosso caminho, apesar disso, tudo é uma questão de preparo, alguém despreparado pode encará-la como um obstáculo difícil ou até mesmo impossível de se superar, entretanto, quem está preparado para os contratempos e controvérsias típicas da nossa vida, nunca anda de mãos abanando, e sempre coloca em sua bagagem equipamentos que podem auxiliá-lo neste momento, desta forma, quando portamos em mãos as ferramentas certas podemos transformar aquela pedra em uma escada que nos permitirá subir ao invés de dar meia volta e desistir de seguir adiante, da mesma maneira, podemos escalá-la ou quebrá-la em pedacinhos com o auxílio de uma marreta; são muitas as possibilidades de se superar um obstáculo ou desafio, o problema é que sempre os encaramos com olhar pessimista e desanimador, ao invés de avistá-los como uma escada ou parede a ser escalada, enxergamos uma rocha que esmaga as perspectivas que temos e nos impede de viver um sonho. Tudo é uma questão de modo como se enxerga, nem todo mundo vê as mesmas paisagens de modo análogo, dado que cada um possui uma modo de interpretar o mundo. É preciso ter um olhar além para vislumbrar esperança em meio ao caos.

 O medo deve fazer parte de nossa vida, sem medo corremos sérios riscos de nos machucar gravemente. Quando você se relaciona com as pessoas, precisa ter calma e discernimento suficiente para entender que não se pode conhecer ninguém da noite para o dia, atualmente é comum ver pessoas se juntando e até mesmo se casando após alguns meses, ou até mesmo dias de namoro, e vemos com pesar e tristeza muitas destas mesmas histórias terminarem em violência, e no pior dos casos, em morte, estampando uma drástica manchete no boletim policial do jornal da tarde. A pressa por conhecer pessoas e colocá-las em nossas vidas com intuito de preencher espaços vagos deve valer mais do que a própria vida? Creio que qualquer um em sã consciência, vai responder não a esta pergunta, mas sempre há aqueles malucos de prontidão que gostam de se arriscar ao extremo, e irão respondem que sim. A pressa alimenta nossas expectativas com falsas esperanças, e nos impede de agir com coerência. Não são todos os frutos que vamos saborear tão cedo, alguns vão levar muito mais tempo para amadurecer até que enfim, possamos colhê-los e saboreá-los. Sempre que sentimos medo ou insegurança quando estamos com alguém é porque começamos do modo errado, essa insegurança deve ficar na etapa inicial da relação, porque a partir do momento que abrimos as portas a quem bate permitindo a sua entrada em nossa vida, devemos estar plenamente conscientes de que aquela pessoa é íntegra e digna de estar ali e fazer valer o nosso voto de confiança. Todavia, nos dias atuais as pessoas se quer trancam as portas, ao contrário, deixam-na escancarada para que qualquer um entre e faça a baderna que quiser, e ainda saia levando algum pertence valioso deixando só a bagunça para trás. As portas da nossa vida devem permanecer seladas, são muitos que vão bater e tocar a campainha, entretanto, aqueles que possuem a chave certa não necessitam agir desta forma, vão simplesmente colocar a chave, girá-la e entrar. Apenas os tolos insistem em continuar batendo numa porta que nunca é aberta para eles, nesse caso, devemos voltar nossas esperanças para outros caminhos que nos comportem e outras portas pelas quais é permitida a nossa passagem.

2 comentários em “Uma Pontinha De Esperança

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: