Medo De Ficar Só

  Às vezes deitado em meu quarto ou sentado na varanda, fico pensando muito sobre a minha vida e sobre fatos que me ocorreram, até que por fim me questiono: por que eu ainda estou só? Por que meus relacionamentos não deram certo? Então, eu mesmo me dou a resposta mais plausível que me vem à cabeça: porque ainda não era o tempo, nem a pessoa certa. Quantas vezes não ouvimos essa expressão no dia a dia? Quem sabe não estamos mesmo desesperados demais para adquirir e viver certas coisas e momentos que, na ânsia por fazer tudo acontecer de repente e de uma só vez, acabamos nos enroscando em nossas próprias atitudes e estragando tudo? Por fim, é necessário estar bem e preparado para lidar com cada situação da vida. Um médico precisa ter anos de estudo antes de realizar sua primeira cirurgia. As ferramentas precisam estar devidamente amoladas e encavadas antes de começarmos a empreitada, e nós precisamos estar bem decididos e nos certificarmos de que temos recursos suficientes antes de iniciar qualquer ação ou projeto de vida.

 Apesar de tudo, ainda são muitas as pessoas que sentem vontade de viver uma relação estritamente sólida, não tão conturbada e instável como as dos cinemas e novelas, mas com verdade e intensidade (e uma pitada de cavalheirismo e romantismo), como a dos livros. Eu sei que até parece uma afronta dizer isso hoje em dia, ou que estou delirando nos meus pensamentos fantasiosos e por vezes ousados, mas posso afirmar com toda certeza que sim, sendo que vi por aí muitas pessoas que anseiam pelo mesmo que eu, e não são poucas, eu garanto! Tem muita gente bacana perdida por esta vasta imensidão do planeta terra sem saber o que fazer, se deixam de sonhar, ou se continuam a busca incansável pelo par ideal. Todo mundo em algum momento sente medo de ficar só de alguma forma, eu tenho esse medo! Temo em ficar só no mundo algum dia, sem as pessoas que amo, ou sem alguém para amar, que também me ame. Entretanto, é tanta futilidade e falta de conteúdo que engloba este mundo, que de tão superficial que se tornou, as pessoas já fartas e cansadas passaram a buscar uma rota de escape, alvejando fugir pela tangente deste universo de ilusões, sofrimentos e incertezas que assombra as relações humanas. É raro de se ver uma afinidade sadia entre as pessoas, sem que por trás hajam segundas intenções ou coisas do tipo, frente a esta dura realidade, o medo de ficar só aumenta, porque a família é a única instituição pura e verdadeira que é digna de nossa confiança, porém ela não é eterna. Mas convém ressaltar que não é nenhum pecado querer viver uma história de amor, antes fundamentada na amizade e no afeto, na sinceridade, isso nada mais é do que desejar ser feliz, porque querer ser feliz sozinho é um desafio maior, mais complexo, já que não fomos feitos nem habituados a viver solitários no isolamento profundo de nossas almas, na grande dimensão da mente humana.

 Eu sei que não precisamos passar toda uma vida focados naquele pensamento de que necessitamos ter alguém para viver bem e compartilhar momentos conosco, e toda aquela velha história de se casar, se mudar, ter filhos, etc. deixando que isso se transforme em uma carga pesada de responsabilidade e coloquemos qualquer pessoa para preencher esta vaga. A união conjugal significa muito mais do que isso, não se trata apenas de uma tradição a ser seguida, haja vista que os tempos mudam e as tradições vão perdendo sua forma original. Os relacionamentos são muito mais amplos, complexos e profundos do que a somente a ideia de se unir e respeitar alguém pelo resto da vida, pois o sentido de tudo consiste basicamente em compreender que a experiência a dois é experimentar e ver a vida sob uma nova perspectiva, uma nova e importante fase de nossas vidas que exigirá de nós muita transparência, sinceridade e paciência para poder viver no mesmo espaço que o companheiro, sem invadir o ou violar seus direitos ou ele os seus, e sem que o relacionamento venha a se tornar um campo de batalha, mas sim um ambiente de união e cumplicidade em que todos saem ganhando, e juntos. Relacionamento é dar e receber, é união, é compartilhar.

 É preciso ter muito cuidado para não se deixar levar pela ansiedade, outro fator que pode nos complicar e muito em várias etapas da vida. A urgência e a necessidade de ter tudo a nosso tempo na hora que desejamos, nos esquecendo que na vida precisamos primeiro plantar para colher. Sonhos são como sementes que só germinam no solo das oportunidades. Faça as suas acontecerem. Estamos habituados demais a deixar que nosso ego dite as regras, e atropelamos o tempo, passando por cima das pessoas, sem levar em conta que mundo não gira em torno de nós, e sim somos nós que vivemos contornando um mesmo problema infinitas e repetidas vezes ao invés de resolvê-lo. Precisamos viver de modo desacelerado, sem adiantar os sofrimentos, uma vez que quem é muito ansioso sempre acaba criando expectativas demais e antes do tempo. Criar esperanças é o primeiro passo para se decepcionar, além do mais, quando nos vangloriamos contando nossos sonhos e planos, já nos sentimos saciados, entretanto o que nos satisfez foi apenas a ideia e não a realização concreta daquele projeto, ou seja, precisamos sonhar menos e agir mais, guardando em segredo as cartas que temos na manga.

 Podemos fazer tudo que bem desejarmos, da forma e da proporção que queremos, basta compreender e aceitar que somos capazes de alçar voos cada vez mais altos. Temos que agir e pensar como uma águia, ter um instinto de águia, ao invés de agir como um pombo, que só se alimenta de migalhas. Temos poder transformador, tanto da vida das pessoas que convivem conosco, como das que não convivem, mas principalmente na nossa própria vida, que deve ser encarada com bravura e determinação se almejamos de fato alcançar os melhores resultados possíveis, para que no final de cada processo possamos ter mais motivos para comemorar do que para chorar ou reclamar. Reclamar nunca é o ideal a se fazer, embora as coisas possam estar mesmo muito ruins, é preciso entender de alguma forma que não devemos focar na causa do problema e ficar se lamentando, precisamos focalizar na causa do problema já pensando numa possível solução, é preciso ter em mente que se algo vai mal é porque nós estamos errando em algum ponto, deixando de tomar alguma providência necessária, ou deixamos passar despercebidos algum detalhe importante para que o sucesso possa ocorrer. Não devemos reclamar quando tudo der errado, devemos buscar o caminho oposto, ou contorná-lo sem maiores decepções, entretanto, quando tudo está dando certo devemos sim agradecer e buscar manter aquele ritmo enquanto traçamos novas rotas e novos caminhos rumo a objetivos futuros.

 Mas, você deve se questionar: o que isso tem a ver com relacionamento? É bem simples, a partir do momento que estabelecemos um ritmo de vida mais saudável, calmo, mirando sempre no progresso, com determinação ao se fazer uma escolha e elevá-la até o fim sem e desviar uma vírgula dos nossos juízos e valores, porque são o que de mais valiosos detemos em nosso poder. Ao passarmos a viver de modo mais fluido e compensatório, logo, ficamos bem com nós mesmos, e a chave para que qualquer relacionamento dê certo é estar bem e decidido de suas próprias escolhas, para que possa ser capaz de transbordar a outra pessoa, enxergando as suas qualidades, os atributos positivos que aquela pessoa traz para sua vida e assim poderem avançar juntos e crescerem unidos. Quando estamos mal, doentes ou psicologicamente frágeis, não conseguimos nem somos capazes de tomar decisões realmente plausíveis e concisas. Quando estamos sofrendo deste mal, qualquer coisa passa a servir para preencher o vazio que há dentro de nós. Passamos aceitar migalhas como forma de consolo e deixamos de perceber o valor que temos. Não podemos considerar um relacionamento de verdade uma convivência onde um sempre se sobressai ao outro. Relacionamento não é oportunismo, é cumplicidade. Não somos pombos, então, nada de migalhas! É melhor ficar só, do que sustentado por migalhas.

 No mundo atual, se tornou maior o número de relacionamentos abusivos, tudo porque em muitos casos as pessoas aceitam as sobras do outro, seja de afeto, de atenção, carinho, etc. já que se encontram dependentes sentimental ou financeiramente. Infelizmente, nada poderão fazer senão tomar uma atitude e enxergarem que não podem aceitar menos do que merecem, porque todo mundo é muito especial, acredite! O que pode estar ocorrendo é que esta pessoa está vivendo de maneira errada, levando uma vida que não compensa, transitando por caminhos que a irão conduzir para o fracasso ou para morte. Alguns casos, o que acontece mesmo é  que o indivíduo oprimido, maltratado e desvalorizado, por medo de represálias e de sofrer algum tipo de violência, se vê incapaz de sair daquela situação, mas ela não pode de modo algum se curvar frente a este problema, devemos de todas as formas possíveis e impossíveis buscar a solução para os nossos problemas, e principalmente no que tange aos relacionamentos abusivos, já que nestes casos os danos são irreparáveis, porque deixam traumas psicológicos muito difíceis de reverter. É impressionante o como as pessoas tendem a fazer uso da persuasão, da influência sobre terceiros para o mal, fazendo das pessoas seus “escravos”, se arrastando a seus pés. O ser humano parece sentir prazer em ver o sofrimento alheio, a sensação de empoderamento que sente quando tem ciência de que alguém é dependente dele sobe à cabeça, e ele passa a fazer coisas terríveis. É bem como diz aquele velho ditado: “dê poder a uma pessoa e conhecerá quem ela realmente é.” O medo de ficar só é real, todavia, só está realmente sozinho aquele que não tem amor por si próprio, e desconhece o potencial que tem quando desconhece o valor que ele tem. Em suma, o maior abandonado é aquele que não se ama.

2 comentários em “Medo De Ficar Só

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: