Respeito é uma coisa que você adquire aprendendo a exercer, se conquista dando-se o respeito e o aprende convivendo em harmonia com as pessoas ao seu redor.
O respeito é de suma importância em qualquer relação, seja ela de amor entre duas pessoas, entre amigos e principalmente em sociedade, é peça fundamental no mecanismo complexo do viver, em qualquer que seja o ambiente respeito deve estar sempre em primeiro lugar, pois ele é a base de todas as relações. Onde há respeito, há também o amor e vice versa. Respeitar significa enxergar no outro muito mais do que os olhos podem ver, é ver no outro um semelhante seu, um alguém que como você é composto por vários sentimentos, tecido de emoções diversas, acima de tudo, respeito é enxergar um ser humano que como você necessita de um apoio, de uma boa ajuda e uma sincera mão para segurar nas horas de dificuldade e de uma fiel palavra amiga de vez em quando, um ser que precisa de um ombro amigo pra desabafar, de abraços calorosos quando se sentir só, respeitar é primeiramente enxergar e ter a consciência que na sua frente há um alguém que assim como você se magoa profundamente quando é julgado, tem a alma ferida quando é humilhado e sofre muito quando é desrespeitado. Respeitar mais do que tudo é trazer para seu mundo as diferenças da vida do teu próximo e acatá-los com tamanho zelo, independentemente se você concorda ou não com tais divergências, pois nossas opiniões na maioria dos casos e das vezes são mesmo contraditórias e é aí que entra em cena o respeito, para criar uma ponte que liga e cobre o abismo que muitas vezes separa as pessoas, quando há respeito o amor fala mais alto que qualquer diferença, que qualquer coisa, nestes momentos, respeito é de enorme importância para que você assuma uma posição madura, justa e de caráter para que assim como o grande mestre Jesus Cristo nos ensinou, ame aquele ser humano como pessoa e como ser vivente ao invés de se sentir superior a ela apontando suas falhas, criticando-a em função de suas diferenças e escolhas, apenas ame quem está à sua frente, ame-o simplesmente por ser um semelhante seu, ame-o inteiramente por amar, pois fomos criados por amor e em amor, em prol do amor para o amor logo, nossa essência única e característica deveria sem dúvidas ser o amor.
Antes de assumir qualquer posição sobre alguém, pense bem, pense, pois você está no mesmo barco que ele, sujeito a ser um dia desrespeitado, julgado, sentindo na pele a dor causada por esta ferida que tornou e torna enferma a nossa sociedade, lembre-se também que ninguém é perfeito, ninguém será exatamente igual a você e nem muito menos será como você quer que ela seja. Não pratique o ato obsoleto de tentar mudar o outro, mude a você mesmo, mude sua vida, suas ações e seu modo de ver as coisas, a mudança mais importante é aquela que começa em nós mesmos… então, apenas ame. Ame-a por ela existir e estar sempre ao seu lado, ame-a! Ame-a intensamente como ama a você mesmo, apenas ame. Ame a esmo, ame hoje, amanhã, depois… Apenas ame e veja que este simples, porém nobre ato abre portas para um novo mundo e fecha os portões antigos e negros do preconceito… Você vai descobrir que aceitar as diferenças é aquele antigo primeiro passo que tantas pessoas precisam dar para alcançarmos um planeta onde reina a paz!
Neste mundo de tantas diferenças de religião, gênero e raças, o respeito deve sempre estar acima de tudo, para que se acabem as guerras diárias que muitas pessoas enfrentam para serem aceitas, enfrentando os desafios e obstáculos que são impostos, tentando fugir e escapar pelas frestas dos paredões dos padrões que os cercam por todos os lados, sobrevivendo dia após dia de um mutirão que os rejeita! Respeito é o remédio para combater o resistente vírus da intolerância que contamina tantas pessoas, é a arma mais precisa e adequada para frear e dar fim a tanta violência que assistimos e a qual também estamos expostos, este mal que é absurdamente vasto, fruto do ódio, resultado do preconceito, matéria prima do egoísmo e cereja do bolo da intolerância que habita a mente de pessoas que se acham melhores que as outras e no poder de julgar como se fossem seres perfeitos, mas que na realidade vivem uma vida de total imperfeição ditando regras totalmente injustas com mãos sempre dispostas a semear o mal, tentando impor suas regras, desejando padronizar a todos impedindo que elas vivam o que elas realmente são, como elas são, isso é realmente um fato e uma realidade lamentável, infelizmente chegamos a tal ponto, numa estatística diária crescente em caos ao mesmo tempo decrescente em progresso, onde cada um por cento que é somado contém várias vidas que foram tiradas em meio à vários sonhos interrompidos, tudo por causa de tanta intolerância! E pensar que vivemos num país tão rico e vasto, mas que carece de coisas que são importantes para o bom funcionamento de uma nação: Educação, respeito, amor, justiça. Educação de qualidade para formar do modo correto os novos cidadãos do futuro, justiça, para julgar e punir com mais rigor quem pratica qualquer ato deste cunho, para habitarmos num país que realmente apóia e valoriza suas mulheres, que acolhe com respeito a diferenças de cada um, que aceita de bom grado as escolhas de todos, Pois esta é a obrigação de todos: Respeitar o próximo, o anterior, o antecessor e o sucessor. Todos e sem distinção. Precisamos de mais qualidade na educação desta nação para que haja realmente mudanças.
Respeito é tudo num mundo em que cada um vive suas próprias regras, onde cada um traça seus próprios rumos e caminhos para escolherem o que melhor se adaptarem, mas infelizmente surgem rebeldes que se acham no direito de agredir com palavras e atos, que se acham na autoridade de ceifar vidas, omitindo e negando o amor e deixando explícitas suas verdadeiras identidades de monstros que caminham às sombras da sociedade, os carrascos do novo século, odiando ao invés de amar, semeando o mal. Tudo por causa da intolerância, este mal que corre as veias do ser humano, eles passam a enxergar apenas a diferenças ao invés de buscar, amar e respeitar o ser humano que há por trás de suas escolhas, o coração que bate dentro do peito, seja esta pessoa negra, transgenera, muçulmana, indígena, não importa quem ou o que ela é, pois sua verdadeira identidade sempre será a de um ser humano como qualquer outro que merece todo respeito do mundo.
Deixe um comentário